Porque realizar projetos hidrossanitarios?

A importância do projeto hidráulico e sanitário em uma residência vai muito além de conhecer onde passam as tubulações. O fato de ter um banheiro em que a pressão do chuveiro atinge o mínimo especificado pela norma ou ainda um ralo que não volta cheiro, são quesitos que para o cliente final farão muita diferença.

kkk

Por este motivo, toda vez que se planeja um projeto hidrossanitario é fundamental que se alcance o melhor custo/benefício reduzindo assim eventuais problemas futuros, dentre eles: mau funcionamento das redes, interferência da tubulação com a estrutura, locação de saídas de esgoto em locais errados. Todos estes itens poderão causar grandes dores de cabeça ao cliente. Por este motivo, o papel do projetista é evitar e prever todos os problemas antes do projeto ser executado na obra.

Dentre as boas práticas do projeto de instalações hidrossanitarias, pode se citar as seguintes:

  • Compatibilização com os demais projetos:

Sempre que se iniciam projetos de uma nova residência, é preciso saber que os projetistas envolvidos devem “falar a mesma língua”, ou seja, o trabalho de todos deve acontecer em conjunto, visando sempre o melhor custo/benefício. Para isso, é necessário que haja compatibilização entre todos os projetos envolvidos, por exemplo, tubos de esgoto horizontal passando pela espessura da viga ou dentro de pilares, podem causar problemas. Por este motivo, é primordial que a informação seja passada ao projetista estrutural antes de finalizar os seus cálculos, evitando assim decisões erradas tomadas na hora da concretagem.

  • Dimensionamento da rede:

É muito importante que haja um correto dimensionamento das redes hidrossanitarias. Por exemplo, prever tubulação de ventilação para evitar problemas com os fechos hídricos (sifões), evitando assim retorno de odores para o interior da edificação. Além disso, garantir pressão mínima nos pontos de utilização, permitindo que duas torneiras e o chuveiro sejam utilizados simultaneamente, sem que haja redução de pressão em cada um deles.

A Moderna Soluções em Projetos conta com uma equipe multidisciplinar, onde o cliente não precisa procurar por vários fornecedores de projeto. Com isso, evita-se a falta de diálogos entre os diversos projetistas envolvidos, garantindo assim a completa compatibilização entre os projetos complementares, evitando eventuais problemas futuros que só seriam percebidos na hora da execução da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *