A importância do projeto estrutural

Os projetos podem ser definidos como sendo o manual de uma obra, nele é que se traduzem as ideias e sonhos do cliente. Nesta fase, é que se verificam as necessidades do cliente aliadas a uma melhor solução arquitetônica, considerando não somente a estética, mas também questões de acesso, conforto e segurança. A função do engenheiro estrutural é elaborar o projeto de estrutura da obra que confere economia, durabilidade e segurança para a obra durante toda a vida útil da mesma.

Segundo Martins (2012), um projeto estrutural bem elaborado garante uma segurança homogênea para todos os setores da obra, garantindo que a estrutura trabalhe de maneira harmônica, com todos os elementos estruturais cumprindo sua função em serviço, e com a mesma intensidade de solicitação. Por este motivo, ter um profissional qualificado que seja capaz de encontrar a melhor solução estrutural com o melhor custo benefício torna-se essencial no projeto de qualquer empreendimento.

As estruturas podem ser realizadas considerando distintos materiais tais como: concreto moldado in loco, pré-fabricados, estrutura metálica, alvenaria estrutural, estruturas de madeira entre outros. A Moderna Soluções em Projeto conta com uma equipe multidisciplinar capaz de desenvolver os projetos nas mais diversas soluções, aliando qualidade, economia e, principalmente, satisfação do cliente. As figuras abaixo demonstram alguns projetos desenvolvidos nos materiais citados acima:

Figura 1: Modelo estrutural de residência em concreto armado moldado in loco.
Figura 2: Modelo estrutural em concreto pré-fabricado.
Figura 2: Modelo estrutural em concreto pré-fabricado.
Figura 3: Galpão com cobertura e fechamento metálico.
Figura 3: Galpão com cobertura e fechamento metálico.

 

Figura 4: Edifício executado em alvenaria estrutural com blocos de concreto.
Figura 4: Edifício executado em alvenaria estrutural com blocos de concreto.

One thought on “A importância do projeto estrutural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *