3 passos para empreender no mercado imobiliário

Uma das formas de investimento e aplicação de sua renda está na construção civil. Mesmo em períodos de crise, investimentos no setor imobiliário, dão um melhor retorno determinadas aplicações, sem contar com o fato que o imóvel é algo concreto, palpável, diferente do mercado financeiro que vive de especulação e volatilidade. Dentre os passos necessários para empreender no mercado imobiliário, destacam-se três que são explicados a a seguir:

1° Passo – Aquisição do Lote.
Grande parte das dificuldades para a elaboração de um projeto, que traga o retorno financeiro desejado, está na escolha e aquisição do lote. Devido aos altos e baixos do mercado atual, existem diversos tipos de terrenos, que variam de tamanho, topografia e localidade. Antes de adquirir o terreno, consulte um profissional, arquiteto e engenheiro e busque informações para entender que tipo de projeto o lote “aceita”, qual o custo para execução de uma obra neste determinado local. Outro ponto importante é entender o mercado onde o lote ou terreno está inserido. Pode ser que o zoneamento do local não permita determinados empreendimentos, inviabilizando seu investimento.

2° Passo – Contratação do Arquiteto/Engenheiro.
Com a aquisição do lote, e o mesmo estando regularizado e pronto para construção, a contratação de um profissional é o próximo passo que irá definir o melhor retorno financeiro a sua obra. É muito comum, nos procurarem, após a obra iniciada, buscando ajuda ou auxilio para solucionar problemas que surgiram ao longa da obra. Isso, na maioria das vezes, deve-se pela falta de elaboração de um projeto de qualidade. Muitas pessoas, acreditam que a melhor forma de economizar na obra é reduzindo custos e deixam de fazer o que é essencial para uma boa obra, que são os PROJETOS COMPLEMENTARES. A elaboração de todos os projetos – Executivo Arquitetônico, Estrutural, Hidráulico e Elétrico e Planilha Quantitativa x Financeira significa aproximadamente um custo de 3% total de sua obra. Estudos comprovam que obras executadas sem os projetos complementares chegam a custar 30% a mais no custo final da obra. A elaboração de todos os projetos, possibilita realmente saber quais serão os custos de sua obra, e onde esses valores podem ser remanejados ou suprimidos ao longo da mesma.

3 Passo – Execução da obra.
Antes de contratar a mão-de-obra para executar sua obra, busque no mercado referencias do profissional que você está contratando. Visite obras com mais de 10 anos, obras recentes muitas vezes não apresentam problemas estruturais que podem ser causados por falha na execução do projeto. Procure conversar com os proprietários dessas casas e entendam se o profissional que você está contratando irá atende-lo, tanto na execução de sua obra, quanto na sua expectativa. Outro ponto importante está na elaboração dos contratos dos serviços de M.D.O., deixar estipulado claramente no contrato os direitos e deveres das partes minimiza futuros problemas. A presença de um profissional da área seja ele, Arquiteto ou Engenheiro, para uma consultoria técnica ao longo de sua obra, é importante para que você tenha maior lucro na venda de seu imóvel, considerando o melhor custo-benefício na hora da tomada de decisões.

Nos da Moderna Soluções em Projetos, temos os profissionais habilitados para fazer seu investimento render ainda mais. Conte conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *